O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo, sabia? Ele é relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Em 2018, o Brasil estima 59.700 novos casos da doença.

O principal sintoma é o nódulo (caroço) na mama, ele é geralmente fixo e indolor. Outro alerta é a pele da mama estar avermelhada, retraída ou parecida com uma casca de laranja. Fique atenta a qualquer saída de líquido da mama ou também nódulos na axila ou pescoço.

Não é possível prevenir 100% do câncer de mama, devido a multiplicidade de fatores relacionados à doença, mas uma boa alimentação, controle do peso e atividades físicas regularmente podem reduzir em até 28% o risco de desenvolver o câncer. Também deve-se evitar o consumo de álcool e tabaco.

O câncer de mama tem pelo menos quatro tipos mais comuns e alguns outros mais raros. Por isso, o tratamento não deve ser padrão. Cada tipo de tumor tem um tratamento específico, prescrito pelo médico oncologista. Por isso, se você já tem 40 anos, faça a mamografia.

Aproximadamente 80% dos tumores são descobertos pela própria mulher no autoexame, para realizá-lo da melhor forma, siga as dicas abaixo:

1- Como fazer a observação em frente ao espelho:

- Primeiro, observe-se com os braços caídos;

- Depois, levante os braços e observe as mamas;

- Por fim, é aconselhado colocar as mãos apoiadas na bacia, fazendo pressão para observar se existe alguma alteração na superfície da mama.

 

Durante a observação é importante avaliar o tamanho, forma e cor das mamas, assim como inchaços, abaixamentos, saliências ou rugosidades. Caso existam alterações que não estavam presentes no exame anterior ou existam diferenças entre as mamas, é recomendado consultar o ginecologista ou um mastologista.

 

2- Como fazer a palpação de pé:

A palpação de pé deve ser feita durante o banho com o corpo molhado e as mãos ensaboadas.

- Levante o braço esquerdo, colocando a mão atrás da cabeça

- Apalpe cuidadosamente a mama esquerda com a mão direita

- Repita estes passos para a mama do lado direito.

A palpação deve ser feita com os dedos da mão juntos e esticados em movimentos circulares em toda a mama e de cima para baixo. Depois da palpação da mama, deve-se também pressionar os mamilos suavemente para observar se existe a saída de qualquer líquido.

 

O Sindicato dos Comerciários possui mais de 200 convênios médicos para você cuidar da sua saúde. Associe-se e fique com quem cuida de você!